Patche di Rima celebra a cultura de Guiné-Bissau no Psicodália! 🇬🇼
Verdadeiro embaixador da cultura Guineense, vem ao nosso festival com sua musicalidade única nesses 20 anos de carreira!
Com três álbuns gravados; “Genial Amor” (2005), “Rendez-vous de Siko” (2011 – Disco de Ouro) e “Maratona de Amor” (2019) e muitas participações em várias colectâneas em todas as partes do mundo, Patche iniciou a sua carreira no ano 2000 em Bissau. Começou por se aventurar no Rap com relativo sucesso, mas tinha fome de fazer mais e melhor. Passou pelas bandas Solo Crioulo e Mantambeza, onde ganhou experiência e estrada, até se decidir pela carreira a solo.
Seu som cruza ritmos tradicionais de Guiné-Bissau, como o gumbé, tina ou singa, com o afro beat, zouk e kizomba. Um estilo próprio e original a que chamou “Sikó”.
Nos seus temas usa dialetos tradicionais Guineenses, como o crioulo, o pepel, o manjaco, o fula, o mandinga e o sussu, fazendo dele uma das maiores referências musicais atualmente no país.
Patche Di Rima é também um dos Embaixadores Culturais do turismo da Guiné-Bissau, e em 2018 o músico compôs o tema “Paz pa Guiné-Bissau” apresentado na sede da ONU a propósito do Dia Internacional da Paz. São inúmeras as causas e ações das quais é embaixador. Patche dedica-se, em suma, ao desenvolvimento sustentável da Guiné-Bissau e à defesa dos Direitos Humanos (em particular das mulheres e das crianças), lutando por uma cidadania activa e eficaz, extermínio da exclusão social, do racismo, injustiça, e da violência. Faz da música um instrumento para divulgar a cultura e a paz. Espalha a mensagem de “uma Guiné-Bissau diferente, uma Guiné-Bissau viável, de futuro e de esperança”.
Psicodália 2024
Desconectar para Reconectar